MEDICINA DO TRABALHO

A Clinica Adventista de Saúde também se preocupa com as necessidades da sua empresa, por isso desenvolveu um programa especifico para prevenção e cuidados com colaboradores.

Cabe-nos alertar que a Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho estabeleceu a obrigatoriedade da elaboração e implementação por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ao cumprimento da NR 07 e NR 09 do Ministério do Trabalho.

Ressaltamos que atualmente a realização da fiscalização tornou-se mais simples, através do P.C.M.S.O., relatório anual, mapa de riscos e laudo ambiental é possível constatar toda a rotina de trabalho realizado no ano corrente, cabendo nas irregularidades constatadas a aplicação de pesadas multas.

Premissas

P.C.M.S.O - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, foi instituído pela portaria nº 24 de 30/12/94, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho - NR 07.
• Para a execução do P.C.M.S.O., torna-se necessária a elaboração do mapeamento de riscos e do P.P.R.A. - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (portaria nº 3214/778) - NR 09.
• A coordenação do P.C.M.S.O. será de responsabilidade de um médico especializado em medicina do trabalho.
• O P.C.M.S.O. deverá ter caráter de prevenir, rastrear e diagnosticar de forma precoce os agravos à saúde relacionados ao trabalho. Assim como constatar a existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores e o seu devido tratamento.

Atividades do Programa Médico de Saúde Ocupacional

A Clinica Adventista de Curitiba, através de seu departamento de medicina ocupacional e engenharia de segurança, está apta a repassar o assessoramento e prestação de serviços nesta área, realizando exames médicos, compreendendo avaliação clínica, abrangendo histórico ocupacional e exame físico e mental, exames laboratoriais e exames complementares conforme abaixo:

1 / EXAMES CLÍNICOS
• Admissional - Antes que o trabalhador assuma suas atividades.
• Periódico - De acordo com os períodos estabelecidos (semestral, anual ou bianual).
• De retorno ao trabalho - Quando o trabalhador retornar ao trabalho após período de afastamento superior a 30 (trinta) dias, por motivo de doença, acidente de trabalho ou não, e parto.
• De mudança de função - Quando houver mudança de atividades, ou mudança de exposição a riscos (antes da mudança).
• Demissional - Obrigatoriamente realizado dentro de 15(quinze) dias que antecedem o desligamento definitivo do trabalhador.

2 / EXAMES LABORATORIAIS.
• Exames laboratoriais ou radiológicos quando necessários ao fornecimento dos atestados, serão cobrados pela Tabela A.M.B. (Associação Médica Brasileira).

3 / ASO
• Atestado de Saúde Ocupacional - Expedido conforme determina a portaria nº 24.

4 / RELATÓRIO ANUAL
• Emissão de relatório anual discriminando as atividades do P.C.M.S.O.

5 / CONTROLE DE PRONTUÁRIO MÉDICO INDIVIDUAL.

6 / CIPA
• Avaliação e orientação para montagem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

7 / CAT
• Comunicação de Acidente de Trabalho – Orientação para sua emissão.

8 / PALESTRAS NA ÁREA DE SAÚDE OCUPACIONAL
• Sob consulta, oferecemos palestras com profissionais habilitados sobre: Fumo, Alcoolismo, Doenças Contagiosas, LER, DORT, Alimentação Saudável, etc...

9 / ASSISTÊNCIA MÉDICA
• Para a empresa que contratar os serviços de Medicina do Trabalho, a Clínica Adventista fornecerá a preço de custo aos funcionários que desejarem, o Cartão Cliente Especial, que dará direito a descontos em consultas e exames em todas as especialidades que a Clínica possui.

ATIVIDADES DO PROGRAMA DOS PROGRAMAS MÉDICOS DE SAÚDE OCUPACIONAL

1 - Elaboração do P.P.R.A. - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme obrigatoriedade da NR. 9 , visando a segurança e a saúde dos funcionários.
2 - Levantamentos Ambientais: serão realizados levantamentos ambientais conforme a necessidade de cada empresa e constantes no cronograma do P.P.R.A.
• Quantitativo: de ruído, de luminosidade e de temperaturas extremas; • Qualitativo: de radiações ionizantes, de radiações não ionizantes; de agentes químicos e de gentes biológicos. • Instruções de controle de: EPI'S e EPC'S.
3 - Mapa de Riscos: Será elaborado juntamente com a representação gráfica - CIPA.
4 - LTCAT: Laudo Técnico de Condições de Ambiente do Trabalho – Sendo identificado riscos, na empresa a Clínica Adventista fará proposta para executá-lo.

VISITAS TÉCNICAS - ELABORAÇÃO DO PROGRAMA.
Para a elaboração do P.P.R.A., torna-se necessária a realização de visita técnica preliminar para o reconhecimento e identificação de riscos. Obs.: Não incluem as despesas com reagentes , necessários ao desenvolvimento do P.P.R.A. (produtos químicos, poeiras minerais).

Voltar para a página anterior